Pular para o conteúdo principal

Psicossomática, a Doença no Telemarketing e no Consultório


Agosto/2019, Escrito por Ayrton Junior - Psicólogo CRP 06/147208     
           
                O termo psicossomático compreende toda perturbação somática resultante de um determinismo psicológico que intervém de modo constante na gênese da doença. Na antiguidade o processo de adoecimento era considerado uma manifestação de forças sobrenaturais, sendo a cura procurada em rituais religiosos. A desvinculação da doença do pensamento religioso desenvolveu-se a partir de confrontações públicas de ideias e do posicionamento de escolas políticas, filosóficas, científicas e até mesmo religiosas.
A Inteligência Emocional considera que todas as doenças, tanto físicas quanto psicossomáticas, são originadas pelas emoções e pelo desequilíbrio psicológico. Doenças são manifestações do inconsciente, que precisa sinalizar questões internas mal resolvidas: alguma emoção em deficiência ou excesso, ausência de reação para determinada situação, resistência às mudanças ou padrões limitantes de comportamento são alguns fatores que levam ao desequilíbrio emocional. [...] Em sua obra “Além do Princípio do Prazer” (1920, p.34), Freud afirma: a compulsão a repetição também rememora do passado experiências que não incluem possibilidade alguma de prazer e que nunca, mesmo há longo tempo, trouxeram satisfação, mesmo para impulsos instintuais que foram reprimidos.
O ambiente organizacional do telemarketing/ e ou CallCenter é totalmente destituído de moral e ética profissional. Ética - ciência especulativa, que tem por objeto o estudo filosófico da ação e da conduta humana, procurando a justificativa racional dos juízos de valor sobre a moralidade. Moral - sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas dotadas de um caráter histórico e social sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convicção íntima e não de uma maneira mecânica, externa e impessoal. Relação - A relação entre Ética e moral está no comportamento humano com a diferença que a Ética é uma ciência especulativa, que estuda o comportamento moral dos homens, enquanto que a Moral é o próprio comportamento do homem junto com seus valores, normas e padrões.
A imoralidade é aquilo que é costumeiro em um tempo e ambiente organizacional destituído de preconceito, discriminação e estereótipos sobre mentir/ e ou enganar e manipular clientes, aceito e considerado válido por operadores de telemarketing que a ela aderem para cumprir as metas em vendas de produtos das operadoras de telefonia e internet. Neste caso a imoralidade é construída e dada a cada telemarketing pelo processo da cultura, da missão e dos valores imorais de socialização organizacional. Já a ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes a conduta telemarketing, do ponto de vista do bem e do mal [modo de ser de um operador de telemarketing]. Imoralidade é o conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer de modo absoluto, quer para o grupo de operadores de telemarketing ou operador de telemarketing individual.
A moral heterônoma, age de acordo com regras dadas por autoridades [pais, professores, sociedade, supervisores de telemarketing, ambiente telemarketing, padres, pastores e outros]. É agir esperando ser recompensado ou evitar um castigo. Agora a moral autônoma, é aquela em que o sujeito é capaz de tomar decisões por Si Mesmo. Tem seu comportamento regulado pela própria consciência. No ambiente organizacional telemarketing tanto operadores como supervisão, gestores agem de modo manipulador a esperar serem recompensados pelas metas de vendas evitando com isso serem castigados com a demissão.
O estresse no ambiente organizacional telemarketing é alto devido as cobranças da supervisão em cumprir metas estabelecidas pelas operadoras dos produtos a serem comercializados por meio do telefone. O software mailing realiza em média 245 ligações num período de 6 horas. Um tempo de conversação entre operador e cliente que varia de 10 até 60 minutos para realizar uma venda dependendo da compreensão do cliente em relação ao produto ofertado.
O operador ao não alcançar a meta diária de 6 vendas diárias se sente culpado moralmente ao se comparar com seus colegas com atitude imorais que atingem a meta. [...] Para Freud (1996h), quando o superego se estabelece, grande parte do instinto de destruição acaba por se fixar no ego, gerando ataques autodestrutivos. A partir desta perspectiva, conter a agressividade é perigoso, e vê-se muitas vezes num acesso de raiva pessoas que se auto agridem quando queriam mesmo investir esta agressividade no outro. Por conseguinte, parte da agressividade permanece no interior do indivíduo, podendo causar a morte deste, porém isso só ocorre quando sua luta contra o mundo é malsucedida.
O telemarketing ativo é aquele em que o contato com o cliente parte da própria empresa em questão. Muito necessário para vendas, trabalhar com essa modalidade não é uma das tarefas mais fáceis. Ao ligar para alguém oferecendo produtos ou serviços, o profissional deve saber como agir em cada situação, as horas certas de falar e de escutar e como identificar quão próximo o cliente em potencial está de adquirir seu produto ou serviço. E além de uma ligação de vendas, o telemarketing ativo também pode se concentrar em realizar pesquisas com seus clientes ou um grupo populacional interessante para a empresa. O profissional que trabalha com telemarketing ativo deve conhecer muito bem o produto ou serviço em questão, assim como seu público-alvo e a melhor maneira de se comunicar com essas pessoas. A organização e preparação não podem ser deixadas de lado. A cordialidade, bons modos e boa dicção também são habilidades essenciais para essa área.
Os movimentos repetitivos são constantes no computador enquanto acessam programas, digitação no teclado e controle com o mouse podendo contrair LER [lesão por esforço repetitivo] como Epicondilite, Bursite, Tendinite nos dedos das mãos e túnel do carpo no pulso, estresse e outras doenças psicossomáticas. Além de lidar com os descontentamentos e insatisfação do cliente em relação ao produto e o momento inoportuno quando o cliente é abordado por uma ligação inconveniente do telemarketing e as constantes linguagens carregadas de emoção de raiva seguidas de violência verbal e tons de ameaças verbal.[...] Freud no seu texto “Recordar repetir e elaborar” (1914), texto esse em que começa a pensar a questão da compulsão à repetição, fala do repetir enquanto transferência do passado esquecido dentro de nós. Agimos o que não pudemos recordar, e agimos tanto mais, quanto maior for a resistência a recordar, quanto maior for a angústia ou o desprazer que esse passado recalcado desperta em nós.
Ergonomia organizacional - concerne à otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos, projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, teletrabalho e gestão da qualidade. Esses itens devem interferir direta ou indiretamente na forma de atuação do trabalhador e, consequentemente, no resultado do trabalho exercido.
O comportamento do operador é determinado pelas suas características individuais (físicas, psicológicas, intelectual, personalidade, experiências, etc.) e pela exigência imposta ao trabalhador, ou seja, os objetivos da atividade de produção e das condições de execução por meios técnicos em determinados ambientes, segundo normas e regulamentos a observar. As características de um ambiente e posto de trabalho refletem, de maneira expressiva, nas qualidades do trabalhador. Um local de trabalho deve ser sadio e agradável, que proporcione o máximo de proteção, sendo resultado de fatores materiais ou subjetivos, e devem prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de proporcionar melhor relacionamento entre a empresa e o empregado. [...] “O trabalho real, ou atividade designa a maneira do ser humano mobilizar suas capacidades para atingir os objetivos da produção. Assim, a premissa é que o trabalho demanda um investimento cognitivo e físico para resolver o que não é dado pela organização e pela situação de trabalho o que é, de acordo com Assunção (1998), determinante na construção e desconstrução da saúde”. (Abrahão, et all. p. 38, 2009).
Do enfoque ergonômico global, o posto de trabalho é considerado um prolongamento do corpo e da mente humana, pois trata além de fatores físicos, os aspectos cognitivos, bem como nas relações pessoais e na motivação no ambiente de trabalho. Nos ambientes laborais, questões como qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho estão recebendo cada vez mais atenção. A necessidade de medidas para o bem-estar físico e mental dos trabalhadores de diversos setores de empresas é uma realidade. As organizações estão investindo em programas que visam o bem-estar de seu trabalhador, uma vez que essa atitude leva ao ganho de produtividade e qualifica a empresa junto ao seu colaborador, entre outros benefícios.
Através das disciplinas de Neurologia e Fisiologia foi possível compreender as doenças psicossomáticas ao perceber a anatomia do corpo humano no laboratório de anatomia e ao aprofundar-se através da curiosidade epistemológica sobre doenças psicossomáticas podemos constar as diversas doenças no consultório. Ao estagiar em Equoterapia constatei a importância vital destas duas disciplinas Neurologia e Fisiologia com pacientes portadores de alguma necessidade especial. Resgatar os saberes dessas disciplinas é fundamental para compreender a origem de doenças por meio da psicossomática e atuar de modo eficaz no consultório particular ou outro campo de atuação.
.

Referência Bibliográfica
ABRAHÂO, Julia. SZNELWAR Laerte. SILVINO, Alexandre. SARMET, Maurício. PINHO, Diana. Introdução à Ergonomia: da prática à teoria. São Paulo: Editora Blucher, 2009.
FREUD, S. (1920), "Além do princípio do prazer” In: FREUD. S. Obras completas de S. Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996, v. XVIII.
FREUD, S. (1996). Obras completas de S. Freud. Rio de Janeiro: Imago. (1914). "Recordar, repetir e elaborar ", v. XII
FREUD, S. (1996h). A mente e o seu funcionamento. In: S. Freud. Moisés e o monoteísmo, esboço de psicanálise e outros trabalhos (pp. 157-179). Rio de Janeiro: Imago. v. XXIII. (Original publicado em 1939).

Comentários

Postagens mais visitadas

Refinamento Violento

  Ano 2024. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 O presente artigo chama a atenção do leitor para um excelente tópico. O termo "refinamento violento" é um conceito da psicologia social que descreve um processo pelo qual as pessoas são forçadas ou coagidas a adotar novos comportamentos, atitudes ou crenças através de métodos agressivos, opressivos ou manipulativos. Isso pode ocorrer em diversos contextos sociais, como em regimes autoritários, grupos extremistas ou situações de abuso de poder. O refinamento violento muitas vezes envolve a utilização de coerção, intimidação, ameaças ou violência física ou psicológica para impor mudanças comportamentais ou ideológicas nas pessoas. Esse processo pode causar danos psicológicos significativos e diminuir a autonomia e liberdade das pessoas envolvidas. Claro, aqui estão alguns exemplos práticos de refinamento violento: Doutrinação em regimes autoritários: Governos autoritários muitas vezes utilizam métodos de

Dançar Vestido De Nariz De Payaso

  Ano 2024. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 O presente artigo chama a atenção do leitor para um excelente tópico. Na perspectiva da psicanálise, o psicólogo vestido de nariz de palhaço buscando produzir um vídeo dançando um musical pode estar expressando sua necessidade de extravasar sua criança interior ou partes de si mesmo que foram reprimidas. A fantasia de se vestir de palhaço pode representar uma tentativa de acessar um estado de liberdade e alegria, talvez compensando aspectos da vida cotidiana que são mais sérios ou restritos. Ao dançar no vídeo, ele pode estar buscando uma forma de expressão não verbal para liberar tensões ou conflitos internos, aproveitando a liberdade de expressão que a fantasia lhe proporciona. O ato de postar o vídeo na plataforma de entretenimento pode ser uma busca por validação externa ou uma tentativa de se conectar com outros de maneira lúdica e divertida. No entanto, é importante considerar que a interpretação psicanalítica po

Princípio da Realidade e a Pandemia

Ano 2021. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 O presente artigo chama a atenção do leitor(a) a olhar para o seu princípio da realidade perante a pandemia e perceber que o retorno à normalidade está longe de acontecer.   E que muitos desejos serão adiados por dias, meses e até anos na sua vida. O princípio da realidade e o princípio do prazer formam o par regulador da mente humana. Por um lado, impõe-se as representações pelo princípio do prazer e por outro as representações comandadas pelo princípio da realidade. A ação do princípio da realidade na relação ao princípio do prazer pode ser esclarecida como a procura da satisfação e a realização do desejo a todo o custo, procurando os caminhos mais curtos para a sua concretização e o impedimento do imediato, adiamento do prazer em função das condições impostas pelo mundo externo, exemplo, isolamento social, desemprego, Covid-19, adiamento de volta às aulas em escolas e universidades, adiamento da normalidade ao comérc

Entretenimento Vs Saúde Mental

  Ano 2024. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 O presente artigo chama a atenção do leitor para um excelente tópico. Na psicanálise, o comportamento humano é frequentemente dividido em duas partes: o consciente e o inconsciente. O consciente é o que estamos cientes e percebemos, enquanto o inconsciente é o que está escondido em nossas mentes e nos influencia sem que estejamos conscientes disso. Quando se trata de preferências de entretenimento, como o que as pessoas escolhem assistir em plataformas online, tanto o consciente quanto o inconsciente desempenham papéis importantes. Estímulos Conscientes: As pessoas geralmente escolhem assistir a vídeos que as fazem sentir-se bem, entretidas ou informadas. Elas podem estar conscientemente evitando assuntos relacionados à saúde mental porque acham esses temas desconfortáveis, perturbadores ou simplesmente não têm interesse neles. Escolhem coisas que se alinham com seus interesses pessoais, hobbies ou valores consci

Psicologia Aplicadas Em Organizações

  Ano 2023. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 O presente artigo chama a atenção do para um excelente tópico. Existem várias disciplinas da psicologia que podem ser aplicadas em organizações ou instituições para compreender, melhorar e otimizar o funcionamento dos indivíduos e grupos dentro desses contextos. Aqui estão algumas das principais disciplinas da psicologia utilizadas nesse campo: Psicologia Organizacional: É uma disciplina que se concentra no estudo do comportamento humano nas organizações. Ela busca entender como fatores como motivação, liderança, comunicação, cultura organizacional, satisfação no trabalho e tomada de decisões influenciam o desempenho e o bem-estar dos indivíduos no ambiente de trabalho. Psicologia do Trabalho: Esta disciplina examina a relação entre os indivíduos e o trabalho. Envolve a seleção e colocação de funcionários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, satisfação no trabalho, estresse ocupacional, equilíbrio e

O Primeiro Emprego Como Desafio Do Psicólogo

  Ano 2022. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 O presente artigo chama a atenção do leit@r a compreender o fenômeno os desafios do Psicólogo ao empregar-se no campo da psicologia. Mesmo que este profissional esteja empregado em áreas diferentes ou similares a área da saúde, para este profissional será como o primeiro emprego. Qual o impacto do primeiro emprego na carreira profissional do psicólogo. O primeiro cliente, o primeiro projeto dentre outros primeiros que surgem. O fenômeno primeiro emprego do psicólogo. Assim sendo, você, enquanto representante de uma espécie biológica que se relaciona de diversas formas em locais diferentes, está sujeito a uma grande variabilidade de fenômenos. Isso significa que, no momento em que lê este texto [sentado em seu quarto, no escritório, na faculdade], você está inserido em um fenômeno específico aí na sua consciência como os desafios do primeiro emprego no campo da psicologia. Este fenômeno pode permanecer na vida do profis

Racionalizar Para Desistir Da Psicologia

  Ano 2024. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 O presente artigo chama a atenção do leitor para um excelente tópico. Na perspectiva da psicanálise, o mecanismo de defesa do racionalismo é quando alguém usa a lógica e a razão para justificar ou negar emoções, desejos ou impulsos inconscientes. No caso do psicólogo que está considerando desistir da psicologia, esse mecanismo pode estar operando de forma inconsciente para evitar confrontar seus sentimentos de frustração, fracasso ou inadequação. Um exemplo prático seria se o psicólogo começasse a racionalizar sua falta de sucesso, dizendo a si mesmo que o mercado está saturado, que a economia está ruim, ou que as pessoas não valorizam o trabalho de um psicólogo. Essas justificativas podem mascarar sentimentos de autoquestionamento, medo do fracasso ou insegurança sobre suas próprias habilidades. Outro exemplo seria se o psicólogo se convencesse de que desistir da psicologia é a decisão mais "pragmática" ou &

Fotos, Selfies PQ Tiramos

  Ano 2023. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 O presente artigo tem a intenção de encaminhar o leitor a uma compreensão e reflexão sobre motivos que o direciona a apoderar-se de fotos/ e ou selfies travestindo-se com a máscara social de fotógrafo profissional de si mesmo nas redes sociais. O que é selfie para a psicanálise? O termo self foi conceptualizado como a imagem de si mesmo, sendo composto de estruturas, entre as quais consta não somente o ego, mas também o id, o superego e, inclusive, a imagem do corpo, ou seja, a personalidade total. Para a psicologia Sel é o eu constituído por aspectos consciente e inconsciente de uma pessoa, sua personalidade, cognições, pensamentos e sentimentos. Todas essas características ou aspectos se combinam na identidade central da pessoa. Como vivemos na era das redes sociais, deparamo-nos com elas a todo o momento no Facebook, no Instagram, no WhatsApp ou até por e-mail. Será este um sinal de narcisismo? Afinal, o que leva tant

Desvalorização na escolha profissional

  Agosto/2019.     Escrito por Ayrton Junior - Psicólogo CRP 06/147208 Pretendo por meio deste texto mostrar a desvalorização, a precarização na escolha de uma profissão e o castigo pela escolha feita ante o mercado de trabalho. Desvalorizado: Que se desvalorizou, que perdeu o valor, ou cujo valor baixou; depreciado. Que perdeu o mérito: O que caracteriza a ação de merecer honras ou castigos; merecimento: condenado pelos seus méritos. O profissional de hoje se encontra desvalorizado perante a sociedade, familiares, amigos e outros pela escolha de determinada profissão acadêmica ou técnica e como mérito por ter escolhido a profissão tem como recebimento o castigo do desemprego. Isto é de fato merecimento e condenação pelos méritos por ter escolhido a vocação ou qualquer outra profissão. Acaso o profissional merece ser castigado, condenado pela escolha que é oriunda da agente crise de desemprego ou qualquer outro tipo de agenciador? A crise de desemprego desvaloriza algumas pr

O Fenômeno Escassez No Consultório

  Ano 2022. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 O presente artigo chama a atenção do leit@r a compreender o fenômeno escassez no consultório, pois sinaliza que o profissional está iniciando o processo de prospecção de clientes, portanto é natural e esperado que o psicólogo se aperceba na escassez. Este fenômeno pode permanecer na vida do profissional por um período longo. Todo e qualquer negócio sofre com a escassez, pois ela é importante e ajudará o indivíduo a definir parâmetros, mudar atitudes, aplicar estratégias. Em fim pelo aspecto negativo se analisar a escassez com certeza se pode tirar algo de valor para aprender com a situação. A pandemia trouxe consigo a possibilidade de as pessoas enxergarem, onde está ocorrendo a escassez em suas vidas. O que será que ocorre com alguns profissionais que tem agenda cheia de clientes, enquanto que outros profissionais se veem na escassez de clientes. Esta situação faz com que o psicólogo entre na comparação social, ou seja,