Agosto/2019, Escrito por Ayrton Junior - Psicólogo
CRP 06/147208
O termo
psicossomático compreende toda perturbação somática resultante de um
determinismo psicológico que intervém de modo constante na gênese da doença. Na
antiguidade o processo de adoecimento era considerado uma manifestação de
forças sobrenaturais, sendo a cura procurada em rituais religiosos. A
desvinculação da doença do pensamento religioso desenvolveu-se a partir de
confrontações públicas de ideias e do posicionamento de escolas políticas,
filosóficas, científicas e até mesmo religiosas.
A
Inteligência Emocional considera que todas as doenças, tanto físicas quanto
psicossomáticas, são originadas pelas emoções e pelo desequilíbrio psicológico.
Doenças são manifestações do inconsciente, que precisa sinalizar questões
internas mal resolvidas: alguma emoção em deficiência ou excesso, ausência de
reação para determinada situação, resistência às mudanças ou padrões limitantes
de comportamento são alguns fatores que levam ao desequilíbrio emocional. [...]
Em
sua obra “Além do Princípio do Prazer” (1920, p.34), Freud afirma: a compulsão
a repetição também rememora do passado experiências que não incluem
possibilidade alguma de prazer e que nunca, mesmo há longo tempo, trouxeram
satisfação, mesmo para impulsos instintuais que foram reprimidos.
O
ambiente organizacional do telemarketing/ e ou CallCenter é totalmente
destituído de moral e ética profissional. Ética - ciência especulativa,
que tem por objeto o estudo filosófico da ação e da conduta humana, procurando
a justificativa racional dos juízos de valor sobre a moralidade. Moral -
sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as
relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal
maneira que estas normas dotadas de um caráter histórico e social sejam
acatadas livres e conscientemente, por uma convicção íntima e não de uma
maneira mecânica, externa e impessoal. Relação - A relação entre Ética e
moral está no comportamento humano com a diferença que a Ética é uma ciência
especulativa, que estuda o comportamento moral dos homens, enquanto que a Moral
é o próprio comportamento do homem junto com seus valores, normas e padrões.
A
imoralidade é aquilo que é costumeiro em um tempo e ambiente organizacional
destituído de preconceito, discriminação e estereótipos sobre mentir/ e ou
enganar e manipular clientes, aceito e considerado válido por operadores de
telemarketing que a ela aderem para cumprir as metas em vendas de produtos das
operadoras de telefonia e internet. Neste caso a imoralidade é construída e
dada a cada telemarketing pelo processo da cultura, da missão e dos valores
imorais de socialização organizacional. Já a ética é o estudo dos juízos de
apreciação referentes a conduta telemarketing, do ponto de vista do bem e do
mal [modo de ser de um operador de telemarketing]. Imoralidade é o conjunto de
regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer de modo absoluto, quer para
o grupo de operadores de telemarketing ou operador de telemarketing individual.
A
moral heterônoma, age de acordo com regras dadas por autoridades
[pais, professores, sociedade, supervisores de telemarketing, ambiente
telemarketing, padres, pastores e outros]. É agir esperando ser recompensado ou
evitar um castigo. Agora a moral autônoma, é aquela em que o sujeito é
capaz de tomar decisões por Si Mesmo. Tem seu comportamento regulado pela
própria consciência. No ambiente organizacional telemarketing tanto operadores
como supervisão, gestores agem de modo manipulador a esperar serem
recompensados pelas metas de vendas evitando com isso serem castigados com a
demissão.
O
estresse no ambiente organizacional telemarketing é alto devido as cobranças da
supervisão em cumprir metas estabelecidas pelas operadoras dos produtos a serem
comercializados por meio do telefone. O software mailing realiza em média 245 ligações
num período de 6 horas. Um tempo de conversação entre operador e cliente que
varia de 10 até 60 minutos para realizar uma venda dependendo da compreensão do
cliente em relação ao produto ofertado.
O
operador ao não alcançar a meta diária de 6 vendas diárias se sente culpado moralmente
ao se comparar com seus colegas com atitude imorais que atingem a meta. [...]
Para Freud (1996h), quando o superego se estabelece, grande parte do
instinto de destruição acaba por se fixar no ego, gerando ataques
autodestrutivos. A partir desta perspectiva, conter a agressividade é perigoso,
e vê-se muitas vezes num acesso de raiva pessoas que se auto agridem quando
queriam mesmo investir esta agressividade no outro. Por conseguinte, parte da
agressividade permanece no interior do indivíduo, podendo causar a morte deste,
porém isso só ocorre quando sua luta contra o mundo é malsucedida.
O
telemarketing ativo é aquele em que o contato com o cliente parte da própria
empresa em questão. Muito necessário para vendas, trabalhar com essa modalidade
não é uma das tarefas mais fáceis. Ao ligar para alguém oferecendo produtos ou
serviços, o profissional deve saber como agir em cada situação, as horas certas
de falar e de escutar e como identificar quão próximo o cliente em potencial
está de adquirir seu produto ou serviço. E além de uma ligação de vendas, o
telemarketing ativo também pode se concentrar em realizar pesquisas com seus
clientes ou um grupo populacional interessante para a empresa. O profissional
que trabalha com telemarketing ativo deve conhecer muito bem o produto ou
serviço em questão, assim como seu público-alvo e a melhor maneira de se
comunicar com essas pessoas. A organização e preparação não podem ser deixadas
de lado. A cordialidade, bons modos e boa dicção também são habilidades
essenciais para essa área.
Os
movimentos repetitivos são constantes no computador enquanto acessam programas,
digitação no teclado e controle com o mouse podendo contrair LER [lesão por
esforço repetitivo] como Epicondilite, Bursite, Tendinite nos dedos das mãos e
túnel do carpo no pulso, estresse e outras doenças psicossomáticas. Além de
lidar com os descontentamentos e insatisfação do cliente em relação ao produto
e o momento inoportuno quando o cliente é abordado por uma ligação
inconveniente do telemarketing e as constantes linguagens carregadas de emoção
de raiva seguidas de violência verbal e tons de ameaças verbal.[...]
Freud no seu texto “Recordar repetir e elaborar” (1914), texto esse em que
começa a pensar a questão da compulsão à repetição, fala do repetir enquanto
transferência do passado esquecido dentro de nós. Agimos o que não pudemos
recordar, e agimos tanto mais, quanto maior for a resistência a recordar,
quanto maior for a angústia ou o desprazer que esse passado recalcado desperta
em nós.
Ergonomia
organizacional - concerne à otimização dos sistemas sócio
técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos.
Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos, projeto
de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto
participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura
organizacional, organizações em rede, teletrabalho e gestão da qualidade. Esses
itens devem interferir direta ou indiretamente na forma de atuação do
trabalhador e, consequentemente, no resultado do trabalho exercido.
O
comportamento do operador é determinado pelas suas características individuais
(físicas, psicológicas, intelectual, personalidade, experiências, etc.) e pela
exigência imposta ao trabalhador, ou seja, os objetivos da atividade de
produção e das condições de execução por meios técnicos em determinados ambientes,
segundo normas e regulamentos a observar. As características de um ambiente e
posto de trabalho refletem, de maneira expressiva, nas qualidades do
trabalhador. Um local de trabalho deve ser sadio e agradável, que proporcione o
máximo de proteção, sendo resultado de fatores materiais ou subjetivos, e devem
prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de proporcionar melhor
relacionamento entre a empresa e o empregado. [...] “O trabalho real, ou
atividade designa a maneira do ser humano mobilizar suas capacidades para
atingir os objetivos da produção. Assim, a premissa é que o trabalho demanda um
investimento cognitivo e físico para resolver o que não é dado pela organização
e pela situação de trabalho o que é, de acordo com Assunção (1998), determinante
na construção e desconstrução da saúde”. (Abrahão, et all. p. 38, 2009).
Do
enfoque ergonômico global, o posto de trabalho é considerado um prolongamento
do corpo e da mente humana, pois trata além de fatores físicos, os aspectos
cognitivos, bem como nas relações pessoais e na motivação no ambiente de
trabalho. Nos ambientes laborais, questões como qualidade de vida e qualidade
de vida no trabalho estão recebendo cada vez mais atenção. A necessidade de
medidas para o bem-estar físico e mental dos trabalhadores de diversos setores
de empresas é uma realidade. As organizações estão investindo em programas que
visam o bem-estar de seu trabalhador, uma vez que essa atitude leva ao ganho de
produtividade e qualifica a empresa junto ao seu colaborador, entre outros
benefícios.
Através
das disciplinas de Neurologia e Fisiologia foi possível compreender as doenças
psicossomáticas ao perceber a anatomia do corpo humano no laboratório de
anatomia e ao aprofundar-se através da curiosidade epistemológica sobre doenças
psicossomáticas podemos constar as diversas doenças no consultório. Ao estagiar
em Equoterapia constatei a importância vital destas duas disciplinas Neurologia
e Fisiologia com pacientes portadores de alguma necessidade especial. Resgatar
os saberes dessas disciplinas é fundamental para compreender a origem de
doenças por meio da psicossomática e atuar de modo eficaz no consultório
particular ou outro campo de atuação.
.
Referência
Bibliográfica
ABRAHÂO,
Julia. SZNELWAR Laerte. SILVINO, Alexandre. SARMET, Maurício. PINHO, Diana. Introdução
à Ergonomia: da prática à teoria. São Paulo: Editora Blucher, 2009.
FREUD,
S. (1920), "Além do princípio do prazer” In: FREUD. S. Obras completas de
S. Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996, v. XVIII.
FREUD,
S. (1996). Obras completas de S. Freud. Rio de Janeiro: Imago. (1914).
"Recordar, repetir e elaborar ", v. XII
FREUD,
S. (1996h). A mente e o seu funcionamento. In: S. Freud. Moisés e o monoteísmo,
esboço de psicanálise e outros trabalhos (pp. 157-179). Rio de Janeiro: Imago. v.
XXIII. (Original publicado em 1939).
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