Pular para o conteúdo principal

QUERO QUE ALGUÉM VEJA QUEM EU SOU PARA ALÉM DA FUNÇÃO QUE ATUALMENTE EXERÇO: UMA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA DO SONHO, DO RECONHECIMENTO E DA TRANSIÇÃO PROFISSIONAL

 Resumo

Este artigo apresenta uma compreensão psicanalítica de um sonho no qual um sujeito se encontra dentro de uma casa com algumas pessoas, sugere a realização de um vídeo para que seja visto posteriormente e, enquanto uma mulher o filma, acena com as mãos diante da câmera. O sonho é analisado em articulação com a situação subjetiva de um indivíduo que possui formação em Psicologia e Teologia e que vivencia o desejo de realizar uma transição profissional tardia, deixando a função de fiscal de caixa para atuar como psicólogo em uma instituição. A dificuldade de encontrar uma oportunidade institucional produz uma tensão entre a função profissional atualmente exercida e a identidade profissional que o sujeito deseja realizar. A partir da teoria psicanalítica freudiana, discutem-se sonho, desejo, restos diurnos, elaboração onírica, condensação, deslocamento, reconhecimento, olhar do Outro e investimento narcísico. O vídeo é interpretado como representação possível de registro, visibilidade e inscrição na memória do Outro; a mulher que filma, como figura simbólica daquele que olha, reconhece e testemunha; o aceno, como gesto de comunicação e afirmação da própria presença; e a expressão “para vermos depois”, como elemento temporal relacionado à espera e à possibilidade de reconhecimento futuro. O artigo também articula a associação posterior do sonho à narrativa bíblica de José, especialmente ao episódio em que José solicita ao copeiro que se lembre dele, utilizando os conceitos piagetianos de assimilação e acomodação para compreender como uma experiência atual pode ser organizada mediante esquemas narrativos previamente construídos. Conclui-se que o sonho pode espelhar uma necessidade profunda de não ser reduzido à função ocupacional atualmente exercida, preservando a identidade profissional desejada e buscando reconhecimento no campo do Outro. Ressalta-se, contudo, que a interpretação do sonho não constitui previsão de contratação, garantia de transição profissional ou prova objetiva de uma intervenção divina.

Palavras-chave: Psicanálise; sonho; reconhecimento; Outro; identidade profissional; transição profissional; memória; José; assimilação; acomodação.


1 INTRODUÇÃO

O trabalho ocupa lugar importante na constituição da identidade social e na maneira como o sujeito se apresenta diante do Outro. A profissão não representa apenas uma fonte de renda: ela pode funcionar como elemento organizador da autoestima, do reconhecimento social, da percepção de competência e da própria narrativa que o indivíduo constrói sobre sua trajetória.

É nesse contexto que se situa a experiência analisada neste artigo. Trata-se de um sujeito com formação em Psicologia e Teologia que, apesar de desejar atuar profissionalmente como psicólogo em uma instituição, encontra-se exercendo atualmente a função de fiscal de caixa. A situação é vivenciada como uma transição profissional tardia, uma vez que o sujeito percebe a passagem para a Psicologia institucional como algo que ainda não conseguiu concretizar, apesar do desejo de realizá-la.

A questão não se limita à procura de um emprego diferente. Existe uma questão identitária mais profunda:

“Quem sou eu profissionalmente quando aquilo que desejo exercer não corresponde à função que atualmente exerço?”

Essa pergunta torna-se especialmente relevante diante das dificuldades de inserção institucional. O sujeito pode possuir formação, conhecimento e desejo de exercer Psicologia, mas não necessariamente encontra uma instituição disposta a reconhecer e utilizar essas competências.

Nesse cenário, surge um sonho particularmente significativo. O sujeito relata estar com algumas pessoas dentro de uma casa. Ele sugere que seja realizado um vídeo para que possam vê-lo posteriormente. Uma mulher passa a filmá-lo e, enquanto a câmera registra sua imagem, ele acena com as mãos.

O sonho apresenta, portanto, uma cena de visibilidade, registro, olhar, memória e futuro.

O sujeito não está simplesmente sendo observado.

Ele está sendo filmado.

Não se trata somente de ser visto naquele momento.

O vídeo poderá ser visto posteriormente.

Essa temporalidade — presente, registro e futuro — torna-se central para a compreensão psicanalítica do sonho.

A questão que orienta este artigo é:

O que o sonho espelha acerca da experiência subjetiva de um indivíduo que deseja ser reconhecido por uma identidade profissional que não coincide com a função que atualmente exerce?


2 A FUNÇÃO ATUAL E A IDENTIDADE PROFISSIONAL DESEJADA

O ponto de partida da compreensão é a diferença entre função ocupacional e identidade profissional.

O sujeito atualmente exerce uma função determinada. Entretanto, internamente, reconhece-se também como psicólogo.

Essa situação produz uma possível clivagem entre:

posição profissional atual

e

posição profissional desejada.

O sujeito pode dizer:

“Eu sou fiscal de caixa.”

porque essa é sua função concreta.

Mas também pode afirmar:

“Eu sou psicólogo.”

porque essa é uma dimensão de sua formação e identidade profissional.

As duas afirmações podem coexistir objetivamente. O conflito aparece quando uma dessas posições passa a ser experimentada como apagando a outra.

O problema subjetivo, então, não é simplesmente:

“Eu gostaria de outro emprego.”

Mas:

“Eu quero que minha identidade profissional como psicólogo seja reconhecida e tenha espaço para existir concretamente.”

A ausência de oportunidade pode produzir a sensação de que o mundo externo não está vendo aquilo que o sujeito reconhece internamente.

É justamente nesse ponto que o sonho da filmagem ganha força interpretativa.


3 O SONHO E OS RESTOS DIURNOS

Para Freud, os sonhos possuem relação com a vida psíquica e com materiais provenientes da experiência cotidiana. Os chamados restos diurnos podem participar da formação do sonho, sendo transformados pelo trabalho onírico (FREUD, 1900).

Nesse caso, existe um elemento antecedente particularmente importante: o sujeito estava pensando, antes de dormir, em sua transição profissional.

O pensamento consciente poderia ser sintetizado:

“Quero sair da função de fiscal de caixa e atuar como psicólogo, mas não encontro a oportunidade.”

Esse pensamento contém desejo e frustração simultaneamente.

Há o desejo:

“Quero mudar.”

E existe a realidade:

“Não estou conseguindo.”

Essa tensão pode ser transformada durante o sono em uma cena na qual o sujeito experimenta algo que a realidade profissional ainda não lhe proporciona plenamente:

ser visto.


4 O TRABALHO DO SONHO E A TRANSFORMAÇÃO DO DESEJO

Em A interpretação dos sonhos, Freud (1900) concebe o sonho como uma formação psíquica na qual conteúdos e desejos são submetidos ao trabalho do sonho. A condensação e o deslocamento são mecanismos importantes dessa transformação.

O sonho não precisa apresentar literalmente:

“Quero uma vaga de psicólogo.”

Em vez disso, pode produzir uma cena aparentemente simples:

“Uma mulher está filmando meu vídeo.”

O conteúdo manifesto é diferente do conflito profissional, mas pode guardar uma relação simbólica com ele.

O desejo de reconhecimento profissional pode ser transformado em:

desejo de ser visto.

O desejo de demonstrar capacidade pode ser transformado em:

aparecer diante da câmera.

O desejo de permanecer na memória de possíveis reconhecedores pode ser transformado em:

gravar um vídeo para ser visto depois.

O desejo de não ser apagado profissionalmente pode aparecer como:

deixar uma imagem registrada.


5 A CÂMERA COMO REPRESENTAÇÃO DE VISIBILIDADE

A câmera constitui provavelmente o elemento central do sonho.

Uma câmera possui uma característica fundamental: ela registra.

O olhar humano pode ser momentâneo.

A gravação permanece.

Por isso, no contexto subjetivo apresentado, a câmera pode representar uma tentativa simbólica de transformar uma presença passageira em uma presença que pode ser recuperada.

A fórmula seria:

estar presente → ser visto → ser registrado → permanecer disponível para ser visto novamente.

Isso permite interpretar a câmera como metáfora de uma necessidade de inscrição no campo do Outro.

Não significa que o sonho esteja prevendo que determinada mulher se lembrará do sujeito.

Significa que o sujeito pode estar expressando simbolicamente:

“Quero que aquilo que sou permaneça registrado na percepção de alguém.”


6 “PARA VERMOS DEPOIS”: A DIMENSÃO TEMPORAL

A expressão “para vermos depois” acrescenta um elemento decisivo.

O sonho não está restrito ao presente.

Existe um depois.

O sujeito propõe um registro no presente para ser observado no futuro.

Essa estrutura pode representar simbolicamente uma esperança:

“Aquilo que hoje não está sendo reconhecido poderá ser visto posteriormente.”

Isso não é uma previsão.

É uma representação de uma possibilidade.

A estrutura temporal pode ser relacionada à própria transição profissional:

presente: fiscal de caixa;

desejo: psicólogo institucional;

intervalo: espera por oportunidade;

futuro imaginado: possibilidade de reconhecimento.

Assim, o vídeo funciona como uma ponte simbólica entre presente e futuro.


7 A MULHER COMO FIGURA DO OUTRO

A mulher ocupa uma posição importante porque é ela quem filma.

O sujeito não controla sozinho a câmera.

O Outro está olhando.

O Outro registra.

O Outro testemunha.

Na Psicanálise, a relação com o Outro possui importância fundamental para a constituição da subjetividade. A questão do olhar, do reconhecimento e do desejo de ser reconhecido atravessa diferentes formulações da tradição psicanalítica.

No caso analisado, a mulher pode representar simbolicamente o lugar daquele que:

  • olha;
  • reconhece;
  • registra;
  • testemunha;
  • conserva uma imagem do sujeito.

A questão profissional pode então ser condensada:

“Eu sei quem sou, mas será que o Outro consegue ver quem sou?”

Essa é uma pergunta diferente de simplesmente:

“Quem sou eu?”

É uma pergunta sobre reconhecimento.


8 “QUERO QUE ALGUÉM VEJA QUEM EU SOU”

O título deste artigo surge diretamente dessa estrutura.

O sujeito pode possuir internamente uma representação:

“Sou psicólogo.”

Mas encontra uma realidade externa que o apresenta principalmente através de outra função:

“Fiscal de caixa.”

Essa diferença pode gerar sofrimento identitário.

Não porque a função de fiscal seja necessariamente inferior, mas porque ela não representa integralmente aquilo que o sujeito deseja realizar.

O sonho pode então produzir uma cena de reparação simbólica:

“Alguém está me vendo.”

E, mais profundamente:

“Alguém está vendo algo que existe em mim.”

A câmera torna-se, portanto, uma espécie de dispositivo simbólico de reconhecimento.


9 O ACENO COM AS MÃOS

O aceno é outro elemento relevante.

O sujeito não permanece passivo enquanto é filmado.

Ele acena.

O gesto comunica presença.

Um aceno pode significar:

“Estou aqui.”

“Olhe para mim.”

“Eu reconheço que você está me vendo.”

“Quero ser percebido.”

O gesto pode, portanto, ser interpretado como uma forma corporal de afirmação:

“Eu existo no campo do Outro.”

No contexto profissional:

“Existe em mim algo que desejo que seja reconhecido.”

O aceno também pode carregar uma ambivalência: em determinados contextos, acenar significa despedir-se.

Se essa associação estiver presente para o sujeito, o gesto poderia simbolizar simultaneamente:

afirmação de presença

e

despedida de uma posição anterior.

Nesse caso:

“Veja-me enquanto me despeço de uma condição que desejo transformar.”

Essa segunda interpretação dependeria, naturalmente, das associações pessoais do sonhador.


10 O INVESTIMENTO NARCÍSICO E A NECESSIDADE DE RECONHECIMENTO

A cena também permite uma leitura relacionada ao narcisismo em sentido psicanalítico.

Narcisismo não deve ser reduzido ao significado cotidiano de vaidade ou egocentrismo. Na teoria freudiana, o conceito envolve o investimento libidinal no próprio eu e possui relação com autoestima e valorização de si (FREUD, 1914).

Ser colocado diante da câmera significa ocupar o centro do enquadramento.

O sujeito é o objeto da gravação.

Isso pode representar uma necessidade de reafirmação:

“Eu tenho valor suficiente para ser visto.”

Quando uma pessoa experimenta repetidamente a ausência de reconhecimento em determinado campo profissional, uma cena onírica na qual o Outro dirige deliberadamente o olhar para ela pode funcionar como representação compensatória.

A realidade diz:

“Você ainda não encontrou o lugar.”

O sonho responde:

“Aqui você está no centro do olhar.”


11 A CASA E A EXPERIÊNCIA DE PERTENCIMENTO

O sujeito encontra-se dentro de uma casa com outras pessoas.

A casa pode ser interpretada simbolicamente como espaço de pertencimento, proteção, interioridade ou inserção.

Não existe uma equivalência universal entre “casa” e “psique”. O significado deve ser determinado pelas associações do próprio sujeito.

Entretanto, dentro do contexto apresentado, a casa pode representar uma experiência desejada:

estar dentro de um espaço no qual há outras pessoas e no qual sua presença é aceita e registrada.

Isso contrasta simbolicamente com a experiência profissional de procurar inserção institucional.

Na realidade:

“Ainda não encontrei meu lugar.”

No sonho:

“Estou dentro.”

A cena pode representar, portanto, uma fantasia de pertencimento.


12 REINSCRIÇÃO NA MEMÓRIA DO OUTRO

A partir dos elementos anteriores, podemos compreender a expressão “reinscrição na memória do Outro”.

O sujeito não quer simplesmente ser observado.

Ele quer que sua presença permaneça.

A câmera permite que algo do presente sobreviva ao momento em que foi produzido.

Isso se aproxima simbolicamente da memória.

O desejo pode ser formulado:

“Não quero que minha identidade profissional desapareça porque atualmente exerço outra função.”

Essa é uma questão central.

O sujeito pode temer subjetivamente que o tempo, a idade, a falta de oportunidades e a permanência em outra ocupação façam com que sua identidade como psicólogo se torne cada vez menos visível.

O sonho produz uma imagem contrária:

ele é registrado.

Portanto:

“Mesmo que eu não esteja ocupando agora o lugar que desejo, existe uma imagem minha que permanece.”


13 A NARRATIVA DE JOSÉ E A MEMÓRIA

Essa temática torna-se ainda mais significativa quando o sujeito associa posteriormente o sonho à história bíblica de José.

Em Gênesis 40, José interpreta o sonho do copeiro de Faraó e anuncia sua restituição ao cargo. Depois, solicita que o copeiro se lembre dele quando estivesse novamente diante de Faraó. O texto bíblico registra que o copeiro, contudo, não se lembrou imediatamente de José. Posteriormente, em Gênesis 41, a memória de José é retomada quando Faraó precisa de alguém para interpretar seus sonhos.

A frase de José possui forte correspondência simbólica com o sonho:

“Lembra-te de mim.”

No sonho:

“Registre-me.”

Em ambos aparece a ideia de que uma pessoa deseja permanecer disponível na memória do Outro para um momento futuro.

A correspondência não deve ser tomada literalmente.

A mulher do sonho não é necessariamente o copeiro.

A gravação não é necessariamente uma profecia.

A semelhança está na estrutura simbólica:

capacidade → reconhecimento → memória → espera → oportunidade futura.


14 A ASSIMILAÇÃO PIAGETIANA

A associação com José também pode ser compreendida por meio dos conceitos de assimilação e acomodação de Jean Piaget.

Piaget entende o desenvolvimento cognitivo como processo no qual o sujeito organiza sua experiência mediante estruturas ou esquemas, realizando processos de assimilação e acomodação (PIAGET, 1952; 1955).

No caso analisado, o sujeito possui um esquema narrativo previamente construído:

José → prisão → capacidade → interpretação → lembrança → oportunidade → mudança.

Surge então uma situação atual:

transição profissional → dificuldade → espera → esperança de reconhecimento.

O sujeito pode assimilar a situação atual ao esquema narrativo de José.

A história bíblica fornece uma estrutura previamente conhecida para organizar a experiência contemporânea.


15 ACOMODAÇÃO: REORGANIZANDO O SIGNIFICADO DA ESPERA

A acomodação ocorre quando o esquema anterior precisa ser reorganizado diante da experiência.

O sujeito poderia interpretar sua realidade como:

“Não existe oportunidade.”

A evocação de José permite outra formulação:

“A oportunidade ainda não apareceu.”

A diferença é importante.

A primeira afirmação encerra a possibilidade.

A segunda mantém o futuro aberto.

Não se trata de afirmar que a segunda interpretação seja necessariamente verdadeira no mundo externo.

Trata-se de reconhecer que ela pode produzir uma organização psíquica diferente da experiência.

A esperança aparece, então, não como certeza, mas como possibilidade.


16 A EVocação DA HISTÓRIA DE JOSÉ

O sujeito possui formação teológica. Portanto, a narrativa de José encontra-se provavelmente entre os conteúdos culturais, religiosos e cognitivos que compõem seu repertório.

Quando uma situação atual apresenta elementos semelhantes à narrativa armazenada, a lembrança pode ser evocada.

A cadeia simbólica pode ser representada:

dificuldade atual → desejo de mudança → necessidade de reconhecimento → memória → José.

A evocação não precisa ser deliberada.

O sujeito não necessariamente decide:

“Vou comparar minha vida com José.”

A própria memória pode recuperar uma narrativa cuja estrutura corresponda à experiência vivida.

Essa interpretação não significa que Piaget tenha elaborado uma teoria específica sobre sonhos religiosos ou sobre a evocação de personagens bíblicos. Trata-se de uma aplicação interpretativa de seus conceitos de construção cognitiva.


17 O SONHO COMO ESPELHO DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Se perguntarmos diretamente:

“O que o sonho espelha para o sujeito?”

podemos responder:

Espelha a necessidade de ser visto.

Porque ele deseja que alguém reconheça aquilo que existe nele.

Espelha a necessidade de ser reconhecido.

Porque não basta possuir uma identidade profissional internamente; deseja que o Outro também a reconheça.

Espelha a necessidade de deixar uma marca.

Porque a câmera registra.

Espelha a preocupação com o futuro.

Porque o vídeo será visto posteriormente.

Espelha a esperança de que sua identidade profissional não seja esquecida.

Porque o registro permanece.

Espelha o desejo de pertencimento.

Porque ele está dentro de uma casa com outras pessoas.

Espelha a necessidade de demonstrar presença.

Porque ele acena.


18 O QUE O SONHO NÃO DIZ

Uma interpretação psicanalítica responsável também precisa reconhecer os limites.

O sonho não permite afirmar:

“A mulher representará determinada pessoa.”

Não permite afirmar:

“Essa pessoa irá contratá-lo.”

Não permite afirmar:

“Uma instituição o lembrará.”

Não permite afirmar:

“A transição profissional necessariamente acontecerá.”

E não permite afirmar cientificamente:

“Deus está prometendo que a transição acontecerá.”

O sonho oferece material para compreender o mundo psíquico do sujeito, não para prever acontecimentos externos.


19 A DIMENSÃO ESPIRITUAL DA EXPERIÊNCIA

Isso não significa que a dimensão religiosa deva ser eliminada.

O sujeito possui formação teológica e associa espontaneamente o sonho à narrativa de José.

Dentro de sua experiência de fé, ele pode interpretar essa associação como uma fonte de esperança:

“Minha situação atual não necessariamente representa o fim da minha história.”

A narrativa de José permite pensar uma temporalidade em que:

a capacidade permanece

mesmo quando

a oportunidade ainda não apareceu.

Do ponto de vista psicológico, isso pode funcionar como recurso de elaboração.

Do ponto de vista teológico, pode adquirir significado de confiança e providência.

Mas as duas linguagens devem ser mantidas distintas.

A Psicologia pode investigar o significado subjetivo da associação.

A Teologia pode discutir o significado espiritual atribuído pelo sujeito.

Nenhuma delas deve transformar automaticamente a associação em uma previsão factual.


20 “EU AINDA SOU”

A partir de toda essa interpretação, pode-se formular um núcleo identitário subjacente:

“Eu ainda sou.”

Ainda sou psicólogo.

Ainda possuo formação.

Ainda possuo capacidade.

Ainda desejo atuar.

Ainda desejo reconhecimento.

Ainda existe um projeto profissional.

A função atual não precisa representar a totalidade do sujeito.

Essa formulação é especialmente importante porque uma pessoa pode começar a confundir:

“aquilo que faço atualmente”

com

“aquilo que sou”.

O sonho parece romper parcialmente essa equivalência.

O sujeito aparece não como fiscal, mas como alguém que está sendo registrado diante do olhar de outra pessoa.


21 “QUERO QUE ALGUÉM VEJA QUEM EU SOU PARA ALÉM DA FUNÇÃO”

Essa frase pode ser compreendida como a condensação de todo o sonho.

Ela contém duas partes.

“Quero que alguém veja quem eu sou”

Expressa:

  • desejo de reconhecimento;
  • desejo de visibilidade;
  • necessidade de testemunho;
  • desejo de inscrição;
  • desejo de valorização.

“Para além da função que atualmente exerço”

Expressa:

  • conflito identitário;
  • diferença entre ocupação e identidade;
  • desejo de transição;
  • insatisfação com a posição atual;
  • preservação da identidade profissional desejada.

Portanto, o título não é apenas uma descrição do sonho.

Ele funciona como interpretação do conflito subjacente.


22 O SONHO COMO COMPENSAÇÃO SIMBÓLICA

Pode-se pensar que a realidade atual produz uma experiência:

“Não estou sendo visto como gostaria.”

O sonho cria:

“Estou sendo filmado.”

A realidade produz:

“Minha formação não está encontrando espaço suficiente.”

O sonho cria:

“Estou demonstrando minha presença diante de alguém.”

A realidade produz:

“Não sei quando ocorrerá a mudança.”

O sonho cria:

“Vamos ver o vídeo depois.”

Assim, o sonho pode funcionar como uma espécie de compensação simbólica.

Não no sentido junguiano estrito de compensação, mas no sentido de que a formação onírica oferece uma cena que representa uma necessidade subjetiva ainda não suficientemente satisfeita na realidade.


23 O SUJEITO ENTRE DOIS LUGARES

O sonho também pode ser compreendido como expressão de uma posição intermediária.

O sujeito ainda não está plenamente no lugar profissional desejado.

Mas também não abandonou esse lugar.

Ele está entre:

o que é atualmente

e

o que deseja tornar-se profissionalmente.

Essa posição intermediária pode ser psicologicamente desconfortável.

Ela produz uma pergunta:

“Quanto tempo permanecerei aqui?”

A câmera responde simbolicamente com outra temporalidade:

“Vamos ver depois.”

É como se o sonho suspendesse o julgamento definitivo sobre o futuro.


24 O VALOR PSICANALÍTICO DA ESPERA

A espera não precisa ser entendida apenas como passividade.

Psicanaliticamente, pode representar um período no qual o sujeito precisa suportar a tensão entre desejo e realidade.

O desejo diz:

“Quero.”

A realidade responde:

“Ainda não.”

O psiquismo precisa encontrar formas de tolerar essa diferença.

A narrativa de José pode ajudar a organizar essa espera:

“O fato de não ter acontecido agora não significa necessariamente que a história tenha terminado.”

Mais uma vez, isso não constitui previsão.

É uma maneira de elaborar a incerteza.


25 DISCUSSÃO

A análise do sonho permite observar uma convergência entre diferentes dimensões da experiência do sujeito.

Na dimensão profissional, existe o desejo de transição.

Na dimensão identitária, existe a necessidade de preservar a representação de si como psicólogo.

Na dimensão psicanalítica, existe a busca pelo olhar e reconhecimento do Outro.

Na dimensão temporal, existe a espera por um futuro diferente.

Na dimensão cognitiva, existe a evocação de esquemas previamente construídos.

Na dimensão religiosa, existe a associação com José.

Essas dimensões convergem em torno de uma mesma questão:

“Minha condição atual define quem eu sou?”

O sonho parece responder simbolicamente:

“Não necessariamente.”

Ele cria uma situação na qual o sujeito é visto independentemente da função ocupacional que exerce na realidade.

A câmera registra uma imagem que não é simplesmente a do fiscal de caixa.

É a imagem de um sujeito que deseja ser reconhecido.

Nesse sentido, o sonho pode representar uma tentativa de preservar uma identidade ameaçada pelo distanciamento entre formação e ocupação.


26 CONCLUSÃO

O sonho no qual o sujeito se encontra dentro de uma casa, propõe a realização de um vídeo para ser visto posteriormente, é filmado por uma mulher e acena com as mãos pode ser compreendido, dentro de uma leitura psicanalítica, como uma representação simbólica da necessidade de ser visto, reconhecido, registrado e lembrado pelo Outro.

A câmera ocupa posição central porque transforma o olhar momentâneo em registro. O vídeo introduz a possibilidade de continuidade temporal: algo realizado no presente poderá ser visto posteriormente. A mulher que filma pode representar simbolicamente o Outro que olha, testemunha e reconhece. O aceno pode expressar uma afirmação de presença — “estou aqui” — e, dependendo das associações pessoais do sujeito, também pode carregar a ambivalência de uma despedida de uma posição anterior.

Quando esse sonho é situado no contexto do desejo de realizar uma transição profissional tardia, deixando a função de fiscal de caixa para atuar como psicólogo institucional, sua estrutura ganha maior densidade. A realidade profissional pode produzir no sujeito a sensação de que sua identidade como psicólogo não está suficientemente visível no mundo externo. O sonho cria uma cena inversa: alguém olha deliberadamente para ele e registra sua presença.

Assim, a formulação:

“Quero que alguém veja quem eu sou para além da função que atualmente exerço”

pode ser considerada uma síntese interpretativa poderosa do conflito.

O sujeito não deseja necessariamente negar a função que exerce. O que parece estar em jogo é a impossibilidade de aceitar que essa função seja considerada como representação total de sua identidade.

A narrativa de José amplia essa compreensão ao introduzir a dimensão da memória. José pede ao copeiro que se lembre dele; posteriormente, sua capacidade volta a ser lembrada quando surge uma necessidade. Para o sujeito, essa narrativa pode funcionar como esquema simbólico para organizar a própria experiência de espera: possuir uma capacidade não significa necessariamente encontrar imediatamente o contexto que a reconheça.

A partir de Piaget, a associação pode ser compreendida mediante assimilação e acomodação: o sujeito assimila sua experiência profissional a um esquema narrativo previamente disponível — José — e pode acomodar sua compreensão, passando de uma percepção fechada de “não existe oportunidade” para uma percepção temporalmente aberta de “a oportunidade ainda não apareceu”.

Entretanto, essa abertura não deve ser confundida com previsão. O sonho não demonstra que uma instituição contratará o sujeito, que determinada pessoa o lembrará ou que uma transição profissional ocorrerá necessariamente. Da mesma maneira, a Psicologia não pode afirmar que o sonho constitui uma promessa divina. No âmbito da fé, porém, o sujeito pode atribuir à associação com José um significado espiritual de esperança, confiança e possibilidade de transformação.

A compreensão psicanalítica mais profunda talvez esteja justamente em outro lugar.

O sonho não precisa dizer:

“Você será contratado.”

Pode estar dizendo algo muito mais próximo de:

“Não deixe que a função que atualmente exerce apague aquilo que você reconhece existir em si.”

A câmera registra.

O Outro olha.

O sujeito acena.

O vídeo permanece.

E existe um “depois”.

Nesse sentido, o sonho pode representar uma tentativa psíquica de preservar a identidade profissional desejada durante o intervalo entre aquilo que o sujeito é atualmente e aquilo que deseja realizar.

A questão central deixa de ser apenas a obtenção de uma vaga e passa a ser a preservação da própria identidade:

“Eu não quero desaparecer atrás da função que atualmente exerço.”

E talvez essa seja a formulação mais profunda que o sonho oferece:

“Quero que alguém veja quem eu sou para além da função que atualmente exerço, porque eu mesmo ainda reconheço em mim uma identidade profissional que deseja encontrar um lugar de realização.”


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BÍBLIA. Bíblia Sagrada. Gênesis 40–41. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos (1900). In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. 4-5.

FREUD, Sigmund. Sobre o narcisismo: uma introdução (1914). In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. 14.

FREUD, Sigmund. O inconsciente (1915). In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. 14.

FREUD, Sigmund. Repressão (1915). In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. 14.

PIAGET, Jean. The origins of intelligence in children. New York: International Universities Press, 1952.

PIAGET, Jean. The construction of reality in the child. London: Routledge & Kegan Paul, 1955.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulário da psicanálise. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

 

Comentários

Postagens mais visitadas

O Jogo De Esconder Objetos

  Ano 2022. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 O presente artigo chama a atenção do leit@r a notabilizar o conceito de brincadeira, é a ação de brincar, divertir, entreter, distrair. Geralmente são jogos livres que têm a finalidade de encenar e utilizar objetos lúdicos. A principal diferença entre a brincadeira para outras atividades diárias é a sua natureza divertida e criativa. A brincadeira de esconder e achar objetos promove a memória e a percepção de que as coisas, que lhe pertence podem permanecer nos lugares mesmo que a criança, o adolescente ou até o adulto não consiga as ver, o que é uma conquista extremamente importante nessa faixa etária. Além disso, dando um comando verbal com o nome de elementos que já lhes são familiares, acaba-se estimulando uma comunicação que envolve a linguagem e uma apropriação de palavras que vão acabar compondo o seu vocabulário. Esconde-esconde objetos é o jeito de brincar: Uma das crianças é escolhida para esconder um objet...

PLANO DE AÇÃO PARA MELHORIA DO AMBIENTE DE TRABALHO NO SUPERMERCADO

  Ano 2025. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 O presente artigo chama a atenção do leitor para um excelente tópico. ### **1. Objetivo Geral** Reduzir os riscos psicossociais no ambiente de trabalho do supermercado, promovendo bem-estar, engajamento e qualidade de vida para os colaboradores. ### **2. Diagnóstico Inicial** - Aplicar uma pesquisa de clima organizacional para identificar principais dificuldades e insatisfações. - Realizar entrevistas com colaboradores de diferentes setores para entender suas necessidades e desafios. - Avaliar os índices de rotatividade, absenteísmo e conflitos internos. ### **3. Ações Preventivas e Corretivas** #### **3.1. Melhoria das Relações Interpessoais** - Implementar treinamentos sobre inteligência emocional e resolução de conflitos. - Criar espaços para comunicação aberta entre liderança e equipe, como reuniões quinzenais. - Estabelecer um canal anônimo para feedbacks e sugestões dos colaboradores. ####...

O esvaziamento libidinal do ego e o bloqueio do desejo sob a censura do superego: uma leitura psicanalítica a partir do caso do fiscal de caixa

  Ano 2025. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 Resumo O presente estudo propõe uma leitura psicanalítica sobre a perda do investimento libidinal no contexto do trabalho e da vocação, tomando como referência o caso de um fiscal de caixa que, após anos de dedicação, não encontra mais sentido em suas atividades laborais nem motivação para exercer a profissão de psicólogo. O fenômeno é analisado à luz das formulações de Freud e Lacan, com ênfase na relação entre o ego, o superego e o desejo, buscando compreender como o excesso de idealização e a censura superegóica podem conduzir ao esvaziamento libidinal, à inibição do desejo e à alienação subjetiva diante do princípio de prazer. 1. Introdução O caso em análise refere-se a um sujeito que, embora formado em Psicologia e movido inicialmente pelo desejo de ajudar pessoas a se libertarem de sofrimentos emocionais e vícios, encontra-se atualmente exercendo a função de fiscal de caixa em um supermercado . Com o ...

Música Volume Alto

  Ano 2023. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 O presente artigo chama a atenção do leitor para um excelente tópico. Um sujeito quando está com raiva aparente de algo aumenta o volume da música no ritmo de academia no máximo. Claro, vou tentar explicar isso pela perspectiva da psicanálise de uma maneira acessível para iniciantes. Raiva aparente: Quando alguém está com raiva aparente, significa que essa pessoa está demonstrando sua raiva de maneira visível, como aumentar o volume da música ao máximo. A raiva é uma emoção que pode surgir quando nos sentimos frustrados, irritados ou contrariados. Estímulos inconscientes e conscientes: Na psicanálise, a mente é dividida em três partes: o consciente, o pré-consciente e o inconsciente. O consciente é onde estamos cientes de nossos pensamentos e ações. O pré-consciente é onde pensamentos que não estão no momento presente podem ser trazidos à consciência. O inconsciente contém pensamentos e sentimentos que não estamos ...

Chicago P.D. como espelho psicossocial do fiscal de caixa psicólogo: identidade profissional, pertencimento, autoridade e reconhecimento no supermercado

  Introdução A série Chicago P.D. , produzida como drama policial, acompanha a Unidade de Inteligência do Departamento de Polícia de Chicago, responsável por investigações de crimes graves e liderada pelo sargento Hank Voight. A própria descrição institucional da série enfatiza a atuação coletiva da unidade, a busca pela justiça, a proteção da cidade e, simultaneamente, os conflitos produzidos pelas mudanças no sistema de justiça e pelas formas de liderança e atuação da equipe. Embora o universo policial esteja muito distante do cotidiano de um supermercado, a série pode ser utilizada como objeto cultural para uma leitura pela Psicologia Social e pela Psicologia das Organizações , especialmente quando se observa a relação entre indivíduo, grupo, papel profissional, autoridade, reconhecimento, hierarquia e instituição. Nesse sentido, Chicago P.D. torna-se um espelho simbólico particularmente interessante para compreender a experiência de um trabalhador que ocupa a função de f...

Estudo de Caso Clínico: O Luto do Ideal e a Ressonância Contratransferencial

  1. Viñeta Clínica e Histórico do Paciente Identificação: Marcelo (nome fictício), 32 anos, psicólogo de formação (graduado em 2018), atuando de forma autônoma como psicanalista em consultório particular.   Demanda e Queixa Secundária: Marcelo busca análise pessoal impulsionado por um quadro de esgotamento, angústia flutuante e sentimentos intensos de desamparo. Relata que, desde a sua graduação, tentou sucessivamente inserção em seleções públicas, clínicas conveniadas e instituições hospitalares, recebendo recusas sistemáticas. Mantém a prática clínica privada com poucos atendimentos, sentindo-se "invisível" social e financeiramente.   O Ponto de Inflexão (Gatilho Clínico): O estopim para a busca de sua própria análise ocorreu durante o manejo das sessões de um paciente recém-chegado, André, que atravessa o luto drástico pela morte repentina da figura materna. Marcelo relatou à sua analista: "Eu me pego paralisado nas sessões com o André. Quando ele ...

Não conseguiu construir caminho de sucesso: O Luto da Trajetória Profissional na Psicologia

  Introdução O término da graduação marca, para muitos profissionais, o ponto de partida de um projeto de vida focado na consolidação de uma carreira funcional, sustentável e reconhecida. No entanto, o percurso acadêmico e o esforço individual nem sempre garantem a inserção ou o êxito nos variados campos de atuação que a profissão promete. Entre o momento da formação, em 2018, e a maturidade profissional projetada para 2026, a vivência contínua de insucessos em múltiplos eixos pode conduzir o indivíduo a uma profunda reavaliação sobre a viabilidade de permanecer em determinada área. Quando todos os caminhos desenhados e executados culminam na ausência de retorno prático, o reconhecimento do encerramento de um ciclo e a elaboração do luto profissional emergem não como fraqueza, mas como um processo fundamental de reorganização existencial e ocupacional. A Articulação dos Caminhos Tentados (2018–2026) Ao longo de oito anos, foram empreendidos esforços deliberados em praticament...

Dinâmica De Poder Nas Instituições – Psicologia Organizacional

  Ano 2023. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 O presente artigo chama a atenção do para um excelente tópico. A dinâmica de poder em uma organização refere-se à distribuição e ao exercício do poder entre os membros e diferentes níveis hierárquicos dentro da empresa. O poder é uma influência que permite que um indivíduo ou grupo afete o comportamento ou as decisões dos outros. Existem diferentes teorias e abordagens para entender a dinâmica de poder em uma organização. Vou apresentar alguns dos principais através da psicologia organizacional. Teoria das bases de poder: Essa teoria, proposta por French e Raven, identifica cinco bases de poder que uma pessoa pode ter na organização. São elas: Poder coercitivo: baseia-se no medo de punição ou consequências negativas. Poder de recompensa: baseia-se na capacidade de recompensar ou oferecer incentivos. Poder legítimo: baseia-se na autoridade formal concedida pela posição hierárquica. Poder de especialista: bas...

Fases Da Sexualidade Na Escolha Da Carreira

  Ano 2023. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 O presente artigo chama a atenção do para um excelente tópico. A teoria das fases da sexualidade, proposta por Sigmund Freud, inclui as seguintes fases: fase oral, fase anal, fase fálica, período de latência e fase genital. Cada fase está associada a diferentes aspectos do desenvolvimento psicossexual. Lembre-se de que essa teoria é apenas uma perspectiva e foi criticada por muitos estudiosos ao longo dos anos. Claro, vou explicar cada uma das fases da sexualidade de acordo com a abordagem da psicanálise de forma simplificada: Fase Oral: Na primeira fase, que ocorre durante os primeiros anos de vida, o foco está na boca. As crianças exploram o mundo principalmente através da boca, chupando objetos e experimentando tudo com a boca. A satisfação vem da alimentação e da sensação de conforto oral. Fase Anal: A fase anal acontece por volta dos 2 aos 3 anos de idade. Aqui, o foco se volta para o controle dos esfínctere...

Morte A Aposentar-se Como Operador Caixa

  Ano 2023. Escrito por Ayrton Junior Psicólogo CRP 06/147208 O presente artigo chama a atenção do leitor para um excelente tópico. Ego prefere literalmente a morte física somátizando sintomas emocionais que possa encaminhar a vontade e desejo de morrer dormindo a permanecer trabalhando como operador de caixa e se aposentar na profissão que gera angústia e não como psicólogo. O texto sugere uma situação emocionalmente desafiadora. Na abordagem da psicanálise, podemos analisá-lo da seguinte forma: Ego: O ego é a parte da mente que lida com a realidade e age como um mediador entre os desejos do id e os padrões morais do superego. No seu caso, o ego está enfrentando um conflito entre a vontade de continuar trabalhando como operador de caixa e o desejo de não viver mais, possivelmente devido à angústia gerada por essa profissão. Sintomas emocionais somáticos: Os sintomas emocionais somáticos ocorrem quando o corpo expressa o sofrimento emocional. Nesse contexto, os sintomas podem...