QUERO QUE ALGUÉM VEJA QUEM EU SOU PARA ALÉM DA FUNÇÃO QUE ATUALMENTE EXERÇO: UMA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA DO SONHO, DO RECONHECIMENTO E DA TRANSIÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
Este
artigo apresenta uma compreensão psicanalítica de um sonho no qual um sujeito
se encontra dentro de uma casa com algumas pessoas, sugere a realização de um
vídeo para que seja visto posteriormente e, enquanto uma mulher o filma, acena
com as mãos diante da câmera. O sonho é analisado em articulação com a situação
subjetiva de um indivíduo que possui formação em Psicologia e Teologia e que
vivencia o desejo de realizar uma transição profissional tardia, deixando a
função de fiscal de caixa para atuar como psicólogo em uma instituição. A
dificuldade de encontrar uma oportunidade institucional produz uma tensão entre
a função profissional atualmente exercida e a identidade profissional que o
sujeito deseja realizar. A partir da teoria psicanalítica freudiana,
discutem-se sonho, desejo, restos diurnos, elaboração onírica, condensação,
deslocamento, reconhecimento, olhar do Outro e investimento narcísico. O vídeo
é interpretado como representação possível de registro, visibilidade e
inscrição na memória do Outro; a mulher que filma, como figura simbólica
daquele que olha, reconhece e testemunha; o aceno, como gesto de comunicação e
afirmação da própria presença; e a expressão “para vermos depois”, como
elemento temporal relacionado à espera e à possibilidade de reconhecimento
futuro. O artigo também articula a associação posterior do sonho à narrativa
bíblica de José, especialmente ao episódio em que José solicita ao copeiro que
se lembre dele, utilizando os conceitos piagetianos de assimilação e acomodação
para compreender como uma experiência atual pode ser organizada mediante
esquemas narrativos previamente construídos. Conclui-se que o sonho pode
espelhar uma necessidade profunda de não ser reduzido à função ocupacional
atualmente exercida, preservando a identidade profissional desejada e buscando
reconhecimento no campo do Outro. Ressalta-se, contudo, que a interpretação do
sonho não constitui previsão de contratação, garantia de transição profissional
ou prova objetiva de uma intervenção divina.
Palavras-chave: Psicanálise; sonho; reconhecimento; Outro;
identidade profissional; transição profissional; memória; José; assimilação;
acomodação.
1 INTRODUÇÃO
O
trabalho ocupa lugar importante na constituição da identidade social e na
maneira como o sujeito se apresenta diante do Outro. A profissão não representa
apenas uma fonte de renda: ela pode funcionar como elemento organizador da
autoestima, do reconhecimento social, da percepção de competência e da própria
narrativa que o indivíduo constrói sobre sua trajetória.
É
nesse contexto que se situa a experiência analisada neste artigo. Trata-se de
um sujeito com formação em Psicologia e Teologia que, apesar de desejar atuar
profissionalmente como psicólogo em uma instituição, encontra-se exercendo
atualmente a função de fiscal de caixa. A situação é vivenciada como uma
transição profissional tardia, uma vez que o sujeito percebe a passagem para a
Psicologia institucional como algo que ainda não conseguiu concretizar, apesar
do desejo de realizá-la.
A
questão não se limita à procura de um emprego diferente. Existe uma questão
identitária mais profunda:
“Quem sou eu profissionalmente
quando aquilo que desejo exercer não corresponde à função que atualmente
exerço?”
Essa
pergunta torna-se especialmente relevante diante das dificuldades de inserção
institucional. O sujeito pode possuir formação, conhecimento e desejo de
exercer Psicologia, mas não necessariamente encontra uma instituição disposta a
reconhecer e utilizar essas competências.
Nesse
cenário, surge um sonho particularmente significativo. O sujeito relata estar
com algumas pessoas dentro de uma casa. Ele sugere que seja realizado um vídeo
para que possam vê-lo posteriormente. Uma mulher passa a filmá-lo e, enquanto a
câmera registra sua imagem, ele acena com as mãos.
O
sonho apresenta, portanto, uma cena de visibilidade, registro, olhar,
memória e futuro.
O
sujeito não está simplesmente sendo observado.
Ele
está sendo filmado.
Não se
trata somente de ser visto naquele momento.
O
vídeo poderá ser visto posteriormente.
Essa
temporalidade — presente, registro e futuro — torna-se central para a
compreensão psicanalítica do sonho.
A
questão que orienta este artigo é:
O que o sonho espelha acerca da
experiência subjetiva de um indivíduo que deseja ser reconhecido por uma
identidade profissional que não coincide com a função que atualmente exerce?
2 A FUNÇÃO ATUAL E A IDENTIDADE
PROFISSIONAL DESEJADA
O
ponto de partida da compreensão é a diferença entre função ocupacional e
identidade profissional.
O
sujeito atualmente exerce uma função determinada. Entretanto, internamente,
reconhece-se também como psicólogo.
Essa
situação produz uma possível clivagem entre:
posição profissional atual
e
posição profissional desejada.
O
sujeito pode dizer:
“Eu
sou fiscal de caixa.”
porque
essa é sua função concreta.
Mas
também pode afirmar:
“Eu
sou psicólogo.”
porque
essa é uma dimensão de sua formação e identidade profissional.
As
duas afirmações podem coexistir objetivamente. O conflito aparece quando uma
dessas posições passa a ser experimentada como apagando a outra.
O
problema subjetivo, então, não é simplesmente:
“Eu
gostaria de outro emprego.”
Mas:
“Eu quero que minha identidade
profissional como psicólogo seja reconhecida e tenha espaço para existir
concretamente.”
A
ausência de oportunidade pode produzir a sensação de que o mundo externo não
está vendo aquilo que o sujeito reconhece internamente.
É
justamente nesse ponto que o sonho da filmagem ganha força interpretativa.
3 O SONHO E OS RESTOS DIURNOS
Para
Freud, os sonhos possuem relação com a vida psíquica e com materiais
provenientes da experiência cotidiana. Os chamados restos diurnos podem
participar da formação do sonho, sendo transformados pelo trabalho onírico
(FREUD, 1900).
Nesse
caso, existe um elemento antecedente particularmente importante: o sujeito
estava pensando, antes de dormir, em sua transição profissional.
O
pensamento consciente poderia ser sintetizado:
“Quero sair da função de fiscal
de caixa e atuar como psicólogo, mas não encontro a oportunidade.”
Esse
pensamento contém desejo e frustração simultaneamente.
Há o
desejo:
“Quero
mudar.”
E
existe a realidade:
“Não
estou conseguindo.”
Essa
tensão pode ser transformada durante o sono em uma cena na qual o sujeito
experimenta algo que a realidade profissional ainda não lhe proporciona
plenamente:
ser visto.
4 O TRABALHO DO SONHO E A
TRANSFORMAÇÃO DO DESEJO
Em A
interpretação dos sonhos, Freud (1900) concebe o sonho como uma formação
psíquica na qual conteúdos e desejos são submetidos ao trabalho do sonho. A
condensação e o deslocamento são mecanismos importantes dessa transformação.
O
sonho não precisa apresentar literalmente:
“Quero
uma vaga de psicólogo.”
Em vez
disso, pode produzir uma cena aparentemente simples:
“Uma
mulher está filmando meu vídeo.”
O
conteúdo manifesto é diferente do conflito profissional, mas pode guardar uma
relação simbólica com ele.
O
desejo de reconhecimento profissional pode ser transformado em:
desejo de ser visto.
O
desejo de demonstrar capacidade pode ser transformado em:
aparecer diante da câmera.
O
desejo de permanecer na memória de possíveis reconhecedores pode ser
transformado em:
gravar um vídeo para ser visto
depois.
O
desejo de não ser apagado profissionalmente pode aparecer como:
deixar uma imagem registrada.
5 A CÂMERA COMO REPRESENTAÇÃO DE
VISIBILIDADE
A
câmera constitui provavelmente o elemento central do sonho.
Uma
câmera possui uma característica fundamental: ela registra.
O
olhar humano pode ser momentâneo.
A
gravação permanece.
Por
isso, no contexto subjetivo apresentado, a câmera pode representar uma
tentativa simbólica de transformar uma presença passageira em uma presença que
pode ser recuperada.
A
fórmula seria:
estar presente → ser visto → ser
registrado → permanecer disponível para ser visto novamente.
Isso
permite interpretar a câmera como metáfora de uma necessidade de inscrição
no campo do Outro.
Não
significa que o sonho esteja prevendo que determinada mulher se lembrará do
sujeito.
Significa
que o sujeito pode estar expressando simbolicamente:
“Quero que aquilo que sou
permaneça registrado na percepção de alguém.”
6 “PARA VERMOS DEPOIS”: A
DIMENSÃO TEMPORAL
A
expressão “para vermos depois” acrescenta um elemento decisivo.
O
sonho não está restrito ao presente.
Existe
um depois.
O
sujeito propõe um registro no presente para ser observado no futuro.
Essa
estrutura pode representar simbolicamente uma esperança:
“Aquilo que hoje não está sendo
reconhecido poderá ser visto posteriormente.”
Isso
não é uma previsão.
É uma
representação de uma possibilidade.
A
estrutura temporal pode ser relacionada à própria transição profissional:
presente: fiscal de caixa;
desejo: psicólogo institucional;
intervalo: espera por oportunidade;
futuro imaginado: possibilidade de reconhecimento.
Assim,
o vídeo funciona como uma ponte simbólica entre presente e futuro.
7 A MULHER COMO FIGURA DO OUTRO
A
mulher ocupa uma posição importante porque é ela quem filma.
O
sujeito não controla sozinho a câmera.
O
Outro está olhando.
O
Outro registra.
O
Outro testemunha.
Na
Psicanálise, a relação com o Outro possui importância fundamental para a
constituição da subjetividade. A questão do olhar, do reconhecimento e do
desejo de ser reconhecido atravessa diferentes formulações da tradição
psicanalítica.
No
caso analisado, a mulher pode representar simbolicamente o lugar daquele que:
- olha;
- reconhece;
- registra;
- testemunha;
- conserva uma
imagem do sujeito.
A
questão profissional pode então ser condensada:
“Eu sei quem sou, mas será que o
Outro consegue ver quem sou?”
Essa é
uma pergunta diferente de simplesmente:
“Quem
sou eu?”
É uma
pergunta sobre reconhecimento.
8 “QUERO QUE ALGUÉM VEJA QUEM EU
SOU”
O
título deste artigo surge diretamente dessa estrutura.
O
sujeito pode possuir internamente uma representação:
“Sou psicólogo.”
Mas
encontra uma realidade externa que o apresenta principalmente através de outra
função:
“Fiscal de caixa.”
Essa
diferença pode gerar sofrimento identitário.
Não
porque a função de fiscal seja necessariamente inferior, mas porque ela não
representa integralmente aquilo que o sujeito deseja realizar.
O
sonho pode então produzir uma cena de reparação simbólica:
“Alguém está me vendo.”
E,
mais profundamente:
“Alguém está vendo algo que
existe em mim.”
A
câmera torna-se, portanto, uma espécie de dispositivo simbólico de
reconhecimento.
9 O ACENO COM AS MÃOS
O
aceno é outro elemento relevante.
O
sujeito não permanece passivo enquanto é filmado.
Ele acena.
O
gesto comunica presença.
Um
aceno pode significar:
“Estou
aqui.”
“Olhe
para mim.”
“Eu
reconheço que você está me vendo.”
“Quero
ser percebido.”
O
gesto pode, portanto, ser interpretado como uma forma corporal de afirmação:
“Eu existo no campo do Outro.”
No
contexto profissional:
“Existe em mim algo que desejo
que seja reconhecido.”
O
aceno também pode carregar uma ambivalência: em determinados contextos, acenar
significa despedir-se.
Se
essa associação estiver presente para o sujeito, o gesto poderia simbolizar
simultaneamente:
afirmação de presença
e
despedida de uma posição
anterior.
Nesse
caso:
“Veja-me enquanto me despeço de
uma condição que desejo transformar.”
Essa
segunda interpretação dependeria, naturalmente, das associações pessoais do
sonhador.
10 O INVESTIMENTO NARCÍSICO E A
NECESSIDADE DE RECONHECIMENTO
A cena
também permite uma leitura relacionada ao narcisismo em sentido psicanalítico.
Narcisismo
não deve ser reduzido ao significado cotidiano de vaidade ou egocentrismo. Na
teoria freudiana, o conceito envolve o investimento libidinal no próprio eu e
possui relação com autoestima e valorização de si (FREUD, 1914).
Ser
colocado diante da câmera significa ocupar o centro do enquadramento.
O
sujeito é o objeto da gravação.
Isso
pode representar uma necessidade de reafirmação:
“Eu tenho valor suficiente para
ser visto.”
Quando
uma pessoa experimenta repetidamente a ausência de reconhecimento em
determinado campo profissional, uma cena onírica na qual o Outro dirige
deliberadamente o olhar para ela pode funcionar como representação
compensatória.
A
realidade diz:
“Você
ainda não encontrou o lugar.”
O
sonho responde:
“Aqui você está no centro do
olhar.”
11 A CASA E A EXPERIÊNCIA DE
PERTENCIMENTO
O
sujeito encontra-se dentro de uma casa com outras pessoas.
A casa
pode ser interpretada simbolicamente como espaço de pertencimento, proteção,
interioridade ou inserção.
Não
existe uma equivalência universal entre “casa” e “psique”. O significado deve
ser determinado pelas associações do próprio sujeito.
Entretanto,
dentro do contexto apresentado, a casa pode representar uma experiência
desejada:
estar dentro de um espaço no
qual há outras pessoas e no qual sua presença é aceita e registrada.
Isso
contrasta simbolicamente com a experiência profissional de procurar inserção
institucional.
Na
realidade:
“Ainda não encontrei meu lugar.”
No
sonho:
“Estou dentro.”
A cena
pode representar, portanto, uma fantasia de pertencimento.
12 REINSCRIÇÃO NA MEMÓRIA DO
OUTRO
A
partir dos elementos anteriores, podemos compreender a expressão “reinscrição
na memória do Outro”.
O
sujeito não quer simplesmente ser observado.
Ele
quer que sua presença permaneça.
A
câmera permite que algo do presente sobreviva ao momento em que foi produzido.
Isso
se aproxima simbolicamente da memória.
O
desejo pode ser formulado:
“Não quero que minha identidade
profissional desapareça porque atualmente exerço outra função.”
Essa é
uma questão central.
O
sujeito pode temer subjetivamente que o tempo, a idade, a falta de
oportunidades e a permanência em outra ocupação façam com que sua identidade
como psicólogo se torne cada vez menos visível.
O
sonho produz uma imagem contrária:
ele é registrado.
Portanto:
“Mesmo que eu não esteja
ocupando agora o lugar que desejo, existe uma imagem minha que permanece.”
13 A NARRATIVA DE JOSÉ E A
MEMÓRIA
Essa
temática torna-se ainda mais significativa quando o sujeito associa
posteriormente o sonho à história bíblica de José.
Em
Gênesis 40, José interpreta o sonho do copeiro de Faraó e anuncia sua
restituição ao cargo. Depois, solicita que o copeiro se lembre dele quando
estivesse novamente diante de Faraó. O texto bíblico registra que o copeiro,
contudo, não se lembrou imediatamente de José. Posteriormente, em Gênesis 41, a
memória de José é retomada quando Faraó precisa de alguém para interpretar seus
sonhos.
A
frase de José possui forte correspondência simbólica com o sonho:
“Lembra-te de mim.”
No
sonho:
“Registre-me.”
Em
ambos aparece a ideia de que uma pessoa deseja permanecer disponível na memória
do Outro para um momento futuro.
A
correspondência não deve ser tomada literalmente.
A
mulher do sonho não é necessariamente o copeiro.
A
gravação não é necessariamente uma profecia.
A
semelhança está na estrutura simbólica:
capacidade → reconhecimento →
memória → espera → oportunidade futura.
14 A ASSIMILAÇÃO PIAGETIANA
A
associação com José também pode ser compreendida por meio dos conceitos de
assimilação e acomodação de Jean Piaget.
Piaget
entende o desenvolvimento cognitivo como processo no qual o sujeito organiza
sua experiência mediante estruturas ou esquemas, realizando processos de
assimilação e acomodação (PIAGET, 1952; 1955).
No
caso analisado, o sujeito possui um esquema narrativo previamente construído:
José → prisão → capacidade →
interpretação → lembrança → oportunidade → mudança.
Surge
então uma situação atual:
transição profissional →
dificuldade → espera → esperança de reconhecimento.
O
sujeito pode assimilar a situação atual ao esquema narrativo de José.
A
história bíblica fornece uma estrutura previamente conhecida para organizar a
experiência contemporânea.
15 ACOMODAÇÃO: REORGANIZANDO O
SIGNIFICADO DA ESPERA
A
acomodação ocorre quando o esquema anterior precisa ser reorganizado diante da
experiência.
O
sujeito poderia interpretar sua realidade como:
“Não existe oportunidade.”
A
evocação de José permite outra formulação:
“A oportunidade ainda não
apareceu.”
A
diferença é importante.
A
primeira afirmação encerra a possibilidade.
A
segunda mantém o futuro aberto.
Não se
trata de afirmar que a segunda interpretação seja necessariamente verdadeira no
mundo externo.
Trata-se
de reconhecer que ela pode produzir uma organização psíquica diferente da
experiência.
A
esperança aparece, então, não como certeza, mas como possibilidade.
16 A EVocação DA HISTÓRIA DE
JOSÉ
O
sujeito possui formação teológica. Portanto, a narrativa de José encontra-se
provavelmente entre os conteúdos culturais, religiosos e cognitivos que compõem
seu repertório.
Quando
uma situação atual apresenta elementos semelhantes à narrativa armazenada, a
lembrança pode ser evocada.
A
cadeia simbólica pode ser representada:
dificuldade atual → desejo de
mudança → necessidade de reconhecimento → memória → José.
A
evocação não precisa ser deliberada.
O
sujeito não necessariamente decide:
“Vou
comparar minha vida com José.”
A
própria memória pode recuperar uma narrativa cuja estrutura corresponda à
experiência vivida.
Essa
interpretação não significa que Piaget tenha elaborado uma teoria específica
sobre sonhos religiosos ou sobre a evocação de personagens bíblicos. Trata-se
de uma aplicação interpretativa de seus conceitos de construção cognitiva.
17 O SONHO COMO ESPELHO DA
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Se
perguntarmos diretamente:
“O que o sonho espelha para o
sujeito?”
podemos
responder:
Espelha a necessidade de ser
visto.
Porque
ele deseja que alguém reconheça aquilo que existe nele.
Espelha a necessidade de ser
reconhecido.
Porque
não basta possuir uma identidade profissional internamente; deseja que o Outro
também a reconheça.
Espelha a necessidade de deixar
uma marca.
Porque
a câmera registra.
Espelha a preocupação com o
futuro.
Porque
o vídeo será visto posteriormente.
Espelha a esperança de que sua
identidade profissional não seja esquecida.
Porque
o registro permanece.
Espelha o desejo de
pertencimento.
Porque
ele está dentro de uma casa com outras pessoas.
Espelha a necessidade de
demonstrar presença.
Porque
ele acena.
18 O QUE O SONHO NÃO DIZ
Uma
interpretação psicanalítica responsável também precisa reconhecer os limites.
O
sonho não permite afirmar:
“A
mulher representará determinada pessoa.”
Não
permite afirmar:
“Essa
pessoa irá contratá-lo.”
Não
permite afirmar:
“Uma
instituição o lembrará.”
Não
permite afirmar:
“A
transição profissional necessariamente acontecerá.”
E não
permite afirmar cientificamente:
“Deus
está prometendo que a transição acontecerá.”
O
sonho oferece material para compreender o mundo psíquico do sujeito, não
para prever acontecimentos externos.
19 A DIMENSÃO ESPIRITUAL DA
EXPERIÊNCIA
Isso
não significa que a dimensão religiosa deva ser eliminada.
O
sujeito possui formação teológica e associa espontaneamente o sonho à narrativa
de José.
Dentro
de sua experiência de fé, ele pode interpretar essa associação como uma fonte
de esperança:
“Minha situação atual não
necessariamente representa o fim da minha história.”
A
narrativa de José permite pensar uma temporalidade em que:
a capacidade permanece
mesmo
quando
a oportunidade ainda não
apareceu.
Do
ponto de vista psicológico, isso pode funcionar como recurso de elaboração.
Do
ponto de vista teológico, pode adquirir significado de confiança e providência.
Mas as
duas linguagens devem ser mantidas distintas.
A
Psicologia pode investigar o significado subjetivo da associação.
A
Teologia pode discutir o significado espiritual atribuído pelo sujeito.
Nenhuma
delas deve transformar automaticamente a associação em uma previsão factual.
20 “EU AINDA SOU”
A
partir de toda essa interpretação, pode-se formular um núcleo identitário
subjacente:
“Eu ainda sou.”
Ainda
sou psicólogo.
Ainda
possuo formação.
Ainda
possuo capacidade.
Ainda
desejo atuar.
Ainda
desejo reconhecimento.
Ainda
existe um projeto profissional.
A
função atual não precisa representar a totalidade do sujeito.
Essa
formulação é especialmente importante porque uma pessoa pode começar a
confundir:
“aquilo que faço atualmente”
com
“aquilo que sou”.
O
sonho parece romper parcialmente essa equivalência.
O
sujeito aparece não como fiscal, mas como alguém que está sendo registrado
diante do olhar de outra pessoa.
21 “QUERO QUE ALGUÉM VEJA QUEM
EU SOU PARA ALÉM DA FUNÇÃO”
Essa
frase pode ser compreendida como a condensação de todo o sonho.
Ela
contém duas partes.
“Quero que alguém veja quem eu
sou”
Expressa:
- desejo de
reconhecimento;
- desejo de
visibilidade;
- necessidade de
testemunho;
- desejo de
inscrição;
- desejo de
valorização.
“Para além da função que
atualmente exerço”
Expressa:
- conflito
identitário;
- diferença entre
ocupação e identidade;
- desejo de
transição;
- insatisfação com a
posição atual;
- preservação da
identidade profissional desejada.
Portanto,
o título não é apenas uma descrição do sonho.
Ele
funciona como interpretação do conflito subjacente.
22 O SONHO COMO COMPENSAÇÃO
SIMBÓLICA
Pode-se
pensar que a realidade atual produz uma experiência:
“Não estou sendo visto como
gostaria.”
O
sonho cria:
“Estou sendo filmado.”
A
realidade produz:
“Minha formação não está
encontrando espaço suficiente.”
O
sonho cria:
“Estou demonstrando minha
presença diante de alguém.”
A
realidade produz:
“Não sei quando ocorrerá a
mudança.”
O
sonho cria:
“Vamos ver o vídeo depois.”
Assim,
o sonho pode funcionar como uma espécie de compensação simbólica.
Não no
sentido junguiano estrito de compensação, mas no sentido de que a formação
onírica oferece uma cena que representa uma necessidade subjetiva ainda não
suficientemente satisfeita na realidade.
23 O SUJEITO ENTRE DOIS LUGARES
O
sonho também pode ser compreendido como expressão de uma posição intermediária.
O
sujeito ainda não está plenamente no lugar profissional desejado.
Mas
também não abandonou esse lugar.
Ele
está entre:
o que é atualmente
e
o que deseja tornar-se
profissionalmente.
Essa
posição intermediária pode ser psicologicamente desconfortável.
Ela
produz uma pergunta:
“Quanto tempo permanecerei
aqui?”
A
câmera responde simbolicamente com outra temporalidade:
“Vamos ver depois.”
É como
se o sonho suspendesse o julgamento definitivo sobre o futuro.
24 O VALOR PSICANALÍTICO DA
ESPERA
A
espera não precisa ser entendida apenas como passividade.
Psicanaliticamente,
pode representar um período no qual o sujeito precisa suportar a tensão entre
desejo e realidade.
O
desejo diz:
“Quero.”
A
realidade responde:
“Ainda não.”
O
psiquismo precisa encontrar formas de tolerar essa diferença.
A
narrativa de José pode ajudar a organizar essa espera:
“O fato de não ter acontecido
agora não significa necessariamente que a história tenha terminado.”
Mais
uma vez, isso não constitui previsão.
É uma
maneira de elaborar a incerteza.
25 DISCUSSÃO
A
análise do sonho permite observar uma convergência entre diferentes dimensões
da experiência do sujeito.
Na
dimensão profissional, existe o desejo de transição.
Na
dimensão identitária, existe a necessidade de preservar a representação de si
como psicólogo.
Na
dimensão psicanalítica, existe a busca pelo olhar e reconhecimento do Outro.
Na
dimensão temporal, existe a espera por um futuro diferente.
Na
dimensão cognitiva, existe a evocação de esquemas previamente construídos.
Na
dimensão religiosa, existe a associação com José.
Essas
dimensões convergem em torno de uma mesma questão:
“Minha condição atual define
quem eu sou?”
O
sonho parece responder simbolicamente:
“Não necessariamente.”
Ele
cria uma situação na qual o sujeito é visto independentemente da função
ocupacional que exerce na realidade.
A
câmera registra uma imagem que não é simplesmente a do fiscal de caixa.
É a
imagem de um sujeito que deseja ser reconhecido.
Nesse
sentido, o sonho pode representar uma tentativa de preservar uma identidade
ameaçada pelo distanciamento entre formação e ocupação.
26 CONCLUSÃO
O
sonho no qual o sujeito se encontra dentro de uma casa, propõe a realização de
um vídeo para ser visto posteriormente, é filmado por uma mulher e acena com as
mãos pode ser compreendido, dentro de uma leitura psicanalítica, como uma
representação simbólica da necessidade de ser visto, reconhecido, registrado
e lembrado pelo Outro.
A
câmera ocupa posição central porque transforma o olhar momentâneo em registro.
O vídeo introduz a possibilidade de continuidade temporal: algo realizado no
presente poderá ser visto posteriormente. A mulher que filma pode representar
simbolicamente o Outro que olha, testemunha e reconhece. O aceno pode expressar
uma afirmação de presença — “estou aqui” — e, dependendo das associações
pessoais do sujeito, também pode carregar a ambivalência de uma despedida de
uma posição anterior.
Quando
esse sonho é situado no contexto do desejo de realizar uma transição
profissional tardia, deixando a função de fiscal de caixa para atuar como
psicólogo institucional, sua estrutura ganha maior densidade. A realidade
profissional pode produzir no sujeito a sensação de que sua identidade como
psicólogo não está suficientemente visível no mundo externo. O sonho cria uma
cena inversa: alguém olha deliberadamente para ele e registra sua presença.
Assim,
a formulação:
“Quero que alguém veja quem eu
sou para além da função que atualmente exerço”
pode
ser considerada uma síntese interpretativa poderosa do conflito.
O
sujeito não deseja necessariamente negar a função que exerce. O que parece
estar em jogo é a impossibilidade de aceitar que essa função seja considerada
como representação total de sua identidade.
A
narrativa de José amplia essa compreensão ao introduzir a dimensão da memória.
José pede ao copeiro que se lembre dele; posteriormente, sua capacidade volta a
ser lembrada quando surge uma necessidade. Para o sujeito, essa narrativa pode
funcionar como esquema simbólico para organizar a própria experiência de
espera: possuir uma capacidade não significa necessariamente encontrar
imediatamente o contexto que a reconheça.
A
partir de Piaget, a associação pode ser compreendida mediante assimilação e
acomodação: o sujeito assimila sua experiência profissional a um esquema
narrativo previamente disponível — José — e pode acomodar sua compreensão,
passando de uma percepção fechada de “não existe oportunidade” para uma
percepção temporalmente aberta de “a oportunidade ainda não apareceu”.
Entretanto,
essa abertura não deve ser confundida com previsão. O sonho não demonstra que
uma instituição contratará o sujeito, que determinada pessoa o lembrará ou que
uma transição profissional ocorrerá necessariamente. Da mesma maneira, a
Psicologia não pode afirmar que o sonho constitui uma promessa divina. No
âmbito da fé, porém, o sujeito pode atribuir à associação com José um
significado espiritual de esperança, confiança e possibilidade de
transformação.
A
compreensão psicanalítica mais profunda talvez esteja justamente em outro
lugar.
O
sonho não precisa dizer:
“Você será contratado.”
Pode
estar dizendo algo muito mais próximo de:
“Não deixe que a função que
atualmente exerce apague aquilo que você reconhece existir em si.”
A
câmera registra.
O
Outro olha.
O
sujeito acena.
O
vídeo permanece.
E
existe um “depois”.
Nesse
sentido, o sonho pode representar uma tentativa psíquica de preservar a
identidade profissional desejada durante o intervalo entre aquilo que o sujeito
é atualmente e aquilo que deseja realizar.
A
questão central deixa de ser apenas a obtenção de uma vaga e passa a ser a
preservação da própria identidade:
“Eu não quero desaparecer atrás
da função que atualmente exerço.”
E
talvez essa seja a formulação mais profunda que o sonho oferece:
“Quero que alguém veja quem eu
sou para além da função que atualmente exerço, porque eu mesmo ainda reconheço
em mim uma identidade profissional que deseja encontrar um lugar de
realização.”
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BÍBLIA.
Bíblia Sagrada. Gênesis 40–41. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil,
2010.
FREUD,
Sigmund. A interpretação dos sonhos (1900). In: FREUD, Sigmund. Edição
standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio
de Janeiro: Imago, 1996. v. 4-5.
FREUD,
Sigmund. Sobre o narcisismo: uma introdução (1914). In: FREUD, Sigmund. Edição
standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio
de Janeiro: Imago, 1996. v. 14.
FREUD,
Sigmund. O inconsciente (1915). In: FREUD, Sigmund. Edição standard
brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de
Janeiro: Imago, 1996. v. 14.
FREUD,
Sigmund. Repressão (1915). In: FREUD, Sigmund. Edição standard
brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
v. 14.
PIAGET, Jean. The origins
of intelligence in children. New York: International Universities Press,
1952.
PIAGET, Jean. The
construction of reality in the child. London: Routledge & Kegan Paul,
1955.
PIAGET, Jean. A
equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
LAPLANCHE,
Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulário da psicanálise. 4. ed. São
Paulo: Martins Fontes, 2001.
ROUDINESCO,
Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro:
Zahar, 1998.
Comentários
Postar um comentário